A NOSSA HISTÓRIA

O movimento do 25 de Abril de 1974 permitiu o derrube do regime fascista. Libertar Portugal da ditadura, da opressão e colonialismo, representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade Portuguesa. Esta revolução restituiu aos Portugueses, os Direitos e as Liberdades Fundamentais, nomeadamente, o Direito do livre associativismo permitiu a criação de várias organizações.

Neste contexto surge o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), organismo composto por jovens estudantes, de várias áreas, que localmente falavam com as populações, faziam levantamento das carências, dinamizavam pessoas e ajudavam na resolução de problemas.

Na zona da Outurela/Portela, o grande problema era a habitação. Aqui, para além da habitação ser bastante degradada, existiam grande aglomerados de barracas. Assim, sob a orientação de uma equipa do SAAL, quatro bairros de barracas (Barronhos, Montijo, Salregos e São Marçal) e as zonas degradas de Outurela/Portela juntaram-se e em 18 de Maio de 1975, fundaram a Associação de Moradores 18 Maio, hoje uma Instituição Particular de Solidriedade Social, que para além de promover uma habitação condigna aos seus associados, promove atividades culturais, desportivas e sociais.

 

No âmbito cultural existe uma companhia de teatro "Artes Cénicas", uma biblioteca e organizam-se regularmente passeios e visitas a lugares de interesse histórico e cultural.

 

O Atletismo, o Futebol, o Ping-pong, o Xadrez, Halterofilismo e o Karaté são atividades desportivas que foram praticadas desde o inicio da associação. Hoje em dia, contamos com uma forte presença no Atletismo e no Futsal, com um largo número de atletas de vários escalões.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12

No campo social, já foram várias as atividades exercidas por esta colectividade, incluindo um ATL. Atualmente o evento solidário principal é a Caminhada Solidária Anual com mais de dez edições e grande presença local percorre a zona dos 6 bairros fundadores e termina na nossa Sede, num dia de grande convívio local.

 

Desde o melhoramento de transportes públicos à ampliação de escolas primárias, campanha de alfabetização, curso de formação profissional e apoio à infância e terceira idade, foram muitas entre outras atividades em prol da qualidade de vida dos nossos associados e da população em geral.